Etiquetas

domingo, 14 de outubro de 2012

Ch, nh, lh

Na passada sexta-feira relembrámos os casos de leitura ch, nh, lh. A professora contou uma história sobre estes sons e como surgiram. Os gatitos gostaram e conseguiram estar atentos. Querem conhecer a história, pais?

Como sabem, a letra H não tem som quando está no início da palavra. E um dia ela estava muito triste porque todas as letras tinham o seu som e ela não. O C, que tem um Coração grande, ouvindo isso pensou: “Se eu juntar-me com ela posso fazer outro som”. Então decidiu chamar a letra N e a letra L, que são muito suas amigas, e contou-lhes a sua ideia. Elas adoraram e foram falar com o H.
O C começou a falar:
- H se eu me juntar a ti resolveremos o teu problema.
- Eu não quero fazer o teu som. Assim como quando estou no início junto com as vogais e faço o som delas. Eu quero fazer um som meu.- disse o H.
- Não será assim. Se te juntares a mim faremos um som igual ao X e deixaremos todos doidos sem saber qual usar.- riu o C.
E o H aceitou. Então o N veio falar com o H.
- Vamos nos juntar também? Se eu me juntar a ti faremos “nh”.
E o L veio logo a seguir:
- Vamos nos juntar também? Se nos juntarmos faremos “lh”.
E o H ficou muito feliz e passou a ter 3 sons, juntando-se aos seus amigos.



2 comentários: